Dúvidas Gerais de Alunos


Secretaria (Pós-Graduação, capacitação):

Pelo portal do aluno, em: “Protocolo > Abrir Protocolo > Setor Secretaria > Solicitação > Declaração de cursando > Assunto Declaração de cursando > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. O aluno não poderá ter documentos pendentes para confecção da declaração de cursando. A 1° via é gratuita, mas será cobrado taxa de R$ 25,00 para a emissão da segunda via. O prazo para a confecção é de 07 dias úteis.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria > Solicitação de carteirinha estudantil > Assunto carteirinha de estudante > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será disponibilizado um boleto no valor de R$ 7,99. Após o pagamento do boleto, a carteirinha entrará em processo de confecção e disponibilizaremos o arquivo para impressão via portal do aluno. O aluno não poderá ter documentos pendentes para confecção da carteirinha de estudante.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria > Ementa completa do curso > Assunto ementa > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será disponibilizado o boleto no valor de R$ 150,00. Caso o aluno queira uma ementa de uma disciplina específica, poderá solicitá-la individualmente.


Para receber a declaração de conclusão, é necessário que o aluno solicite pelo portal do aluno em “Protocolo > Assunto abrir protocolo > Setor secretaria > certidão de conclusão de curso > assunto Declaração de conclusão> Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e/ou financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso. O prazo para confecção da declaração de conclusão é de 30 dias.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria > Certificado – Pós-graduação > Assunto certificado > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. O prazo para confecção de seu certificado será de 30 a 90 dias. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e/ou financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso. O certificado será enviado para o endereço cadastrado em seu portal, é importante que o mantenha atualizado para que não haja extravio de seu certificado.


Sim, caso o aluno não possua mais a primeira via do certificado poderá solicitar a 2° via pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria > Assunto 2° via Certificado – Pós-graduação > Assunto 2º via certificado > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será liberada uma taxa no valor de R$ 250,00. Após o pagamento, a segunda via do certificado entrará em processo de confecção.


Sim, o aluno deverá solicitar pelo portal do aluno em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria > Aproveitamento de disciplinas > Assunto aproveitamento de disciplinas > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação, será disponibilizado o boleto no valor de R$ 30,00, para que seja feita a análise das disciplinas que podem ser aproveitadas. É imprescindível que o aluno envie juntamente com sua documentação o histórico completo da Pós-graduação anterior.


Para acessar as aulas (material didático) basta clicar no ícone “aulas”, depois selecionar o curso e a disciplina que deseja estudar e clicar em “filtrar”. Após isso será disponibilizado o material (em anexo).


O tempo mínimo para conclusão do curso de Pós-Graduação pode variar de acordo com a carga horária do curso escolhido, sendo assim, o aluno será previamente informado no ato da matrícula. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso.


SAC:

A solicitação de TRANCAMENTO de curso é realizada via portal do aluno, em: “Protocolo > Abrir protocolo > Setor SAC > Trancamento de curso > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após solicitação o serviço é concluído com o prazo de 7 dias e o aluno recebe um e-mail de confirmação. O aluno poderá ficar com o curso trancado pelo prazo de 3 meses. No período de trancamento, o financeiro do aluno ficará congelado.


A solicitação de EXTENSÃO de curso deverá ser realizada via portal do aluno em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor SAC > Extensão de curso > Assunto Extensão de curso > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Completados 12 meses de curso o aluno deverá solicitar o serviço de extensão no valor de R$ 199,00 e o curso será estendido por mais 6 meses, completando o total de 18 meses.


A solicitação de CANCELAMENTO de curso é realizada via portal do aluno EM “Protocolo > Abrir protocolo > Setor SAC > Cancelamento de Curso > Assunto Cancelamento de curso > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo” para que fique protocolada a solicitação. Após solicitação, o serviço é concluído com o prazo de 7 dias e o aluno recebe um e-mail de confirmação.


A solicitação de TROCA de curso é realizada via portal do aluno em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor SAC > Troca de curso > Assunto Troca de Curso > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo” para gerar um número de protocolo. Após a solicitação o serviço é concluído com o prazo de 7 dias. Dentro de 30 dias, a contar da realização da matrícula, a troca de curso é realizada sem nenhum custo. Após este período o aluno deverá pagar uma taxa no valor de R$ 70,00 para ser efetuada a troca de curso. O serviço é realizado após a confirmação do pagamento.


Para conferência das notas, você deverá acessar seu portal, ir ao campo “resultados > notas parciais”. As notas finais só serão disponibilizadas ao término do curso.


Segue a lista dos documentos necessários: Para pós-graduação: RG; CPF; Certidão de nascimento/casamento; Diploma da graduação frente e verso (autenticado); Histórico da graduação, Contrato de Prestação de Serviços, comprovante de residência e foto 3x4.
Para complementação pedagógica/segunda licenciatura: 1 cópia REQUERIMENTO ACADÊMICO da Faculdade Ideal devidamente preenchido, assinado e reconhecido firma pelo aluno; 1 Cópia autenticada do Diploma do Ensino Médio (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior (frente e verso); 1 Cópia autenticada do Histórico de Ensino Superior (frente e verso); 1 Cópia autenticada da Carteira de Identidade (frente e verso); 1 Cópia autenticada do CPF; 1 Cópia autenticada do Título de Eleitor (frente e verso); 1 Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral - Site do TRE (não precisa autenticar); 1 Cópia autenticada da Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio; 1 Cópia autenticada do Comprovante de quitação do Serviço Militar (se homem); 1 Cópia (nítida) do Comprovante de residência (último mês); 1 Cópia do Contrato de Prestação de Serviços preenchido e assinado.
Para cursos de capacitação: RG; CPF; Certidão de nascimento/casamento; Contrato de Prestação de Serviços e comprovante de residência. Obs*: Para emissão de qualquer documento educacional é necessário sanar todas as pendências em relação à documentação.


A atividade presencial não é mais obrigatória a alunos de pós-graduação, somente COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA e SEGUNDA LICENCIATURA.


O TCC deverá ser enviado para correção a partir do penúltimo mês de curso e o aluno deverá solicitar sua correção via portal do aluno no campo “Serviços > Nova solicitação > Correção de TCC”. O prazo para retorno do mesmo é de 30 dias. Caso o aluno tenha interesse pode solicitar a correção com urgência mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 130,00 que disponibilizaremos no seu portal.


Caso não alcance a nota mínima para aprovação (nota 7) nas duas tentativas disponíveis, o aluno poderá solicitar a terceira avaliação pelo portal do aluno, em “Protocolos > Abrir protocolo > Setor secretaria > 3ª avaliação liberação> Assunto avaliação > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será disponibilizado um boleto no valor de R$ 20,00 referente à liberação da prova. Após o pagamento, disponibilizaremos a prova em seu portal.


Está disponibilizado em seu portal, no campo "fórum" um anexo com as orientações sobre o TCC. Você poderá também estar encaminhando suas dúvidas para nossos tutores, pelo seu portal em ''mensagens'' para o setor de “tutoria’’. Também temos o canal de chat, que fica disponível em nosso site e temos tutores on-line disponíveis para sanar as dúvidas referentes ao TCC.


O contrato para os cursos de pós-graduação, complementação e capacitação fica disponível no portal do aluno em: Documentação > Documentos úteis > Contratos.


O aluno deverá preencher o nome do curso na primeira página, valor do curso e número de parcelas na segunda, data em que está preenchendo na terceira e assinar ou rubricar em todas as páginas, na última deverá assinar da mesma forma que no documento de identificação. O contrato não poderá apresentar rasuras ou observações.


Secretaria (Complementação Pedagógica):

Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir Protocolo > Setor secretaria-complementação > Solicitação – Declaração de cursando > Assunto Declaração de curso > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. O aluno não poderá ter documentos pendentes para confecção da declaração de cursando. A 1° via é gratuita, mas será cobrada uma taxa de R$ 25,00 para emissão da segunda via. O prazo de confecção é de 07 dias úteis. Caso o aluno receber a declaração pelos correios será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00.


Caso não alcance a nota mínima para aprovação (nota 7) nas duas tentativas disponíveis, o aluno poderá solicitar a terceira avaliação pelo portal do aluno, em “Protocolos > Abrir protocolo > Setor secretaria-complementação > 3ª avaliação liberação > Assunto avaliação > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação, será disponibilizado um boleto no valor de R$ 20,00 referente à liberação da prova. Após o pagamento, disponibilizaremos a prova em seu portal no prazo de 48 horas.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria-complementação > Ementa completa do curso > Assunto ementa > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será disponibilizado o boleto no valor de R$ 250,00. Caso você queira a ementa de uma disciplina específica, poderá solicitá-la individualmente. Lembrando que para envio via correios, será cobrada a taxa referente ao envio.


Informamos que não fornecemos declaração, uma vez que após solicitação do aluno via protocolo, será confeccionado o certificado de conclusão. Para receber o certificado de conclusão, é necessário que o aluno solicite pelo portal em “Protocolo > Assunto abrir protocolo > Setor secretaria-complementação > Certidão de conclusão de curso > Assunto Certificado de conclusão > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e/ou financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso. O prazo para confecção da declaração de conclusão é de 60 dias.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria-complementação > Diploma > Assunto Diploma > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. O prazo para confecção de seu diploma será de 120 dias prorrogáveis por mais 120 dias conforme resolução 1.095/18. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e/ou financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso. O Diploma será enviado para o endereço cadastrado em seu portal, por isso é importante que o mantenha atualizado para que não haja extravio de seu diploma.


Sim, O aluno deverá solicitar pelo portal do aluno em “Protocolo > Abrir protocolo > Setor secretaria-complementação > Aproveitamento de disciplinas > Assunto aproveitamento de disciplinas > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. Após a solicitação será disponibilizado um boleto no valor de R$ 60,00, para que seja feita a análise das disciplinas que podem ser aproveitadas.


O tempo mínimo para realização do curso é de 6 meses. É importante salientar que o aluno não poderá apresentar nenhuma pendência (acadêmica, administrativa e/ou financeira) para obter documentos que comprovem a conclusão do curso.


Pelo portal do aluno, em “Protocolo> Abrir Protocolo > Setor secretaria-complementação > Solicitação – Declaração de cursando > assunto Histórico Parcial > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”. O aluno não poderá ter documentos pendentes para confecção da declaração de cursando. A 1° via é gratuita, mas será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 para emissão da segunda via. O prazo para confecção é de 07 dias úteis. Caso o aluno queira que o histórico seja enviado pelos correios, será cobrada a taxa referente ao envio no valor de R$ 20,00.



Tutoria:

A correção do TCC só é realizada a partir do penúltimo mês de curso do aluno e com a condição de que não haja pendências documentais e acadêmicas. Qualquer solicitação realizada antes deste período será automaticamente indeferida. O trabalho científico será encaminhado para correção e o prazo para lançamento de resultado é de 30 dias consecutivos. Quando enviar o arquivo para correção, o aluno deverá solicitar via: Protocolo > Abrir protocolo > Setor Tutoria > Assunto: Correção do TCC e clicar em criar protocolo. Alunos que já estão no penúltimo mês de curso podem solicitar urgência na correção do TCC, tanto de cursos de pós-graduação quanto de segunda licenciatura ou complementação pedagógica, sendo cobrado o valor de R$ 130,00. Feito o pagamento, o serviço será realizado em até 48 h. A solicitação deve ser feita preferencialmente via protocolo.


Alunos que estão cursando mais de um curso em áreas afins podem enviar um único TCC que poderá ser aproveitado em ambos os cursos.


Alunos de pós-graduação matriculados em 2018 podem solicitar dispensa do envio do TCC, sendo cobrado o valor de R$ 120,00 por curso e tendo prazo de 5 dias após o pagamento para realizar a solicitação. A solicitação deve ser feita via portal em: Protocolo > Abrir Protocolo > Setor Tutoria > Dispensa do TCC > Assunto: Dispensa do TCC – aluno matriculado no ano de 2018 e clicar em criar protocolo.


O estágio somente é obrigatório para cursos de COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA e SEGUNDA LICENCIATURA e nas pós-graduações em áreas clínicas. Os alunos irão receber orientação sobre o estágio via e-mail e apoio pedagógico por parte da tutoria para a confecção do relatório de estágio. A solicitação de correção precisa ser realizada pelo portal do aluno, em “Protocolos > Abrir protocolo > Setor Tutoria > Correção do TCC > Assunto TCC > Selecione o curso desejado > Coloque sua Observação e clique em Criar Protocolo”.



Pedagógico:

Ao acessar a plataforma, clique em seu curso ao lado direito da tela no ícone: Disciplinas em andamento e clique em Continuar curso. O aluno encontrará as apostilas ao lado esquerdo da tela, sendo assim basta clicar em cima das mesmas e clicar em Visualizar apostila.


Ao acessar a plataforma, posicione o mouse em Meus cursos na parte superior da tela, clique em Notas e selecione o curso para visualizar a tabela de notas.



Financeiro:

As opções são: através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pelo e-mail financeiro.aluno@ibrasuperior.com.br, através do WhatsApp (033) 3321-4039 ou pelo canal de chat que está disponível no site.


As opções são: Através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pelo e-mail financeiro.aluno@ibrasuperior.com.br, através do whatsapp (33) 3321-4039 ou pelo canal de chat que está disponível no site.


Sim, através do portal do aluno em mensagens (na função funcionário colocar em financeiro), pode ser retirada no nome de outra pessoa que seja responsável pelo pagamento do curso. (Somente com grau de parentesco ou com comprovação de vínculo empregatício com a empresa). Será emitida a nota fiscal somente de valores já pagos.


Sim o pagamento do cartão de credito é aceito como forma de pagamento e o valor do curso pode ser parcelado.


O estágio somente é obrigatório para cursos de COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA e SEGUNDA LICENCIATURA e nas pós-graduações em áreas clínicas. Os alunos irão receber orientação sobre estágio via e-mail e receberão apoio pedagógico por parte da tutoria para a confecção do mesmo. A solicitação de correção precisa ser realizada pelo portal do aluno, em “serviços > nova solicitação > correção de estágio”.


x

Olá! Estamos On-Line para tirar suas dúvidas!

Olá! Estamos On-Line para tirar suas dúvidas!